O mundo como alvo

Uma genealogia da militarização contemporânea

2019

Autores

Paulo Eduardo Arantes

Sinopse

Faz algum tempo que vivemos em um mundo povoado de alvos. Somos inclusive alvos de um sem-número de empreendimentos, dos mais inocentemente comerciais às mais turvas operações encobertas. Uma simples consulta ao Google, não por acaso uma máquina colossal de “obter alvos”, deverá exibir com certeza alguns milhões de ocorrências, na grande maioria das línguas que operam nesse mesmo mundo coberto de alvos. Alguma coisa esta inflação deve dizer sobre a sociedade em que vivemos e a direção em que está indo. Mais de um autor está respondendo que nos anos que correm estamos entrando numa sociedade de direcionamento de alvos, como recentemente se traduziu targeted societies. Nesse meio tempo, um outro teórico mostrou que vivíamos há um bom tempo numa era em que o próprio mundo havia se tornado ele mesmo um alvo. Como não dá para enfrentar sem mais, por assim dizer em campo aberto e meramente conceitual, a hipótese de que passamos a viver, para além da disciplina e do controle, tal como os tratam Foucault e Deleuze, respectivamente, numa sociedade de alvos direcionados, podemos começar por um rodeio, para testar por nossa vez uma outra variante dessa mesma hipótese, a de que a sociedade de alvos direcionados em que nos debatemos é ela mesma o ponto de acumulação de um longo processo de definição militar da realidade. Se conseguirmos igualmente sugerir que o assim chamado capitalismo de vigilância se explicaria em alguma medida pela expansão daquele mesmo processo de definição da realidade, teremos quem sabe atinado com a nota específica da espantosa guerra dos mundos que se trava à nossa volta. Para resumir de outro modo essa visão do mundo como alvo, diremos que também se trata de uma hipótese alternativa sobre a militarização contemporânea.

 

Palavras-chave: era atômica, era da emergência, antropoceno, público-alvo, bombardeio estratégico, militarização, dispositivos de segurança, capitalismo de vigilância, metafísica militar, Wright Mills, Veblen, Adorno, Virilio, targeted society.

 

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISBN

978-65-00-26526-2

Detalhes sobre essa publicação