A desconstrução que estamos vivendo

Aula inaugural do mestrado em filosofia, Uece

2021

Autores

Paulo Eduardo Arantes

Sinopse

Desconstrução é palavra-chave para desvendar a originalidade substancial do presente momento brasileiro e mundial. É esta a aposta de Paulo Arantes ao refazer o itinerário da “ideologia francesa” a fim de investigar por que a terminologia desconstrutivista tem pipocado no discurso e na prática de figuras da nova direita como Steve Bannon e Jair Bolsonaro. Sempre atento à perspectiva da periferia e à articulação histórica entre processo material e discurso filosófico, ele lembra que no Brasil já somos pioneiros de uma “desconstrução realmente existente” – ao menos segundo a boutade de Roberto Schwarz, que ao comentar o desembarque do desconstrucionismo literário entre nós, sublinhou a ironia de que era a própria matéria histórica da periferia em desintegração social que parecia imitar o novo jargão filosófico. Eis o pano de fundo para historiar como o frisson apocalíptico original da chamada “virada linguística”, com sua ruptura radical com o referente, foi gradualmente se cristalizando em torno de certos fundamentos “indesconstrutíveis” até se ancorar em identidades vitimizadas cuja reparação deve ser administrada politicamente. Terminado esse percurso paradoxal da “ideologia francesa”, fica evidente a novidade da encrenca que enfrentamos: se, no plano da teoria crítica, “desconstrução” vai desaguar em política de defesa dos Direitos Humanos, Justiça Social e governamentalidade progressista, seu viés apocalíptico inicial agora reaparece na intransigência aceleracionista do ataque da nova direita ao “Estado administrativo”. Por isso talvez não seja mesmo nenhum desatino falar na “revolução que estamos vivendo”. No último movimento da conferência, Arantes acrescenta uma pista para decifrar, para além das guerras culturais, o sentido da poeira desconstrucionista na qual estamos submersos: a idade histórica da desconstrução, com sua autorreflexividade e aniquilamento referencial, é precisamente a da Era Atômica. 

Transmitida ao vivo online, a conferência foi dada como aula inaugural do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceara-Uece, no dia 13 de maio de 2021, e contou com mediação de Gustavo Costa.

(Resenha de Artur Renzo)

 

Palavras-chave: desconstrução, desconstrucionismo, ideologia francesa, virada linguística, Jacques Derrida, Michel Foucault, Steve Bannon, Jair Bolsonaro, bolsonarismo, Vladimir Putin, Brexit, Era Atômica, Direitos Humanos, nova direita, Alt Right, identitarismo, teoria da justiça social, justiça reparativa, pós-verdade, privilégios, aceleracionismo, Estado administrativo.

Downloads

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação