Tarifa zero e mobilização popular

Aula pública nas jornadas de junho

2013

Autores

Paulo Eduardo Arantes

Sinopse

Em 27 de junho de 2013, a convite do Movimento Passe Livre (MPL), Paulo Arantes participou de uma aula pública defronte à sede da Prefeitura de São Paulo (então ocupada por seu ex-orientando, Fernando Haddad). Na aula, Paulo se propôs responder a duas questões. A primeira: "Como se explica, então, como em uma semana um milhão de pessoas foi às ruas?". A segunda questão diz respeito ao mote dessa enorme mobilização, uma metáfora extraída do hino nacional, “o gigante adormecido em berço esplêndido, se o gigante acordou, cabe nos perguntar com o que sonhava ele nos vinte anos em que esteve mergulhado em um sono profundo?"

Recomendamos que além de assistir à aula, leia o ebook Depois de junho a paz será total, nesta plataforma, avaliando o significado das jornadas de Junho. 

 

Palavras-chave: Jornadas de junho; MPL; ativismo; mobilização; direitos civis; sit-in; movimento negro; opinião pública; povo brasileiro; transporte coletivo; poder popular. 

Downloads

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação