SOBRE

Apresentação da Coleção Sentimento da Dialética

O novo tempo do mundo exige dos intelectuais responsabilidades que lhes são intrínsecas: a de tornar a força das ideias parte do movimento de entendimento e transformação do mundo. Os filósofos Otília Beatriz Fiori Arantes e Paulo Eduardo Arantes cumprem, juntos, há mais de 50 anos, a tarefa da crítica como intelectuais públicos atuantes, transitando entre diversas áreas das humanidades e da cultura, em diferentes audiências e espaços de formação. A Coleção Sentimento da Dialética é um lugar de encontro com a obra de Otília e Paulo Arantes e reafirma o sentido coletivo da sua produção intelectual, reunida e editada em livros digitais gratuitos, vídeos e outros documentos. É um encontro da sua obra com um público cada vez mais amplo, plural e popular, formado por estudantes e novos intelectuais e ativistas brasileiros. É também um encontro da sua obra com o movimento contemporâneo em defesa do conhecimento livre e desmercantilizado, na produção do comum e de um outro mundo possível. 

A coleção Sentimento da Dialética é Copyleft e possui licença Creative Commons internacional de reprodução gratuita, citada a autoria.

A coleção será constantemente ampliada, até abarcar as obras completas de Otília e Paulo Arantes. As publicações ocorrerão majoritariamente em português, mas prevendo futuras traduções.

A coleção é organizada em sete categorias e três subcoleções, com diferentes tipologias documentais e formatos de arquivos:

Categorias principais: Filosofia (bordô); Política (vermelho); Estética (laranja); Arquitetura e Cidades (azul); Artes Plásticas (rosa); Crítica da Cultura (amarelo)  e Trajetórias (turquesa). Cada categoria adota uma cor específica aplicada na capa do e-book. Além categoria principal, algumas das publicações estão classificadas em outras categorias afins.

Subcoleções:

E-books: ensaios, entrevistas e inéditos (em formatos PDF para impressão, PDF para visualização em tela e livro digital-EPUB e em Kindle-Mobi, apresentados com breves resenhas no site.

Mídia: vídeos e áudios de palestras, falas e debates, com breves resenhas do site e vinculados aos canais originais que o divulgaram.

Outros documentos: entrevistas, artigos e matérias em jornais e revistas, resenhas e documentos históricos (em formatos PDF)

Além da pesquisa por categorias e subcoleções, você pode realizar no site a busca aberta por palavras, cuja pesquisa será remetidas aos metadados de cada e-book ou documento (título, resumo e palavras-chave).

Todos os livros da coleção possuem um ISBN digital e um Digital Object Identifier-DOI, além de nova ficha catalográfica, padronizando e facilitando sua indexação por qualquer biblioteca que tenha interesse em incluir os e-books em seu acervo, desde que mantido seu acesso público e gratuito.

Em cada e-book são indicados local e data da publicação original ou quando material inédito. Por escolha dos autores, os livros digitais podem apresentar os ensaios em novos arranjos ou separadamente, preservado seu conteúdo original e atualizado para o novo acordo ortográfico. A maioria dos e-books contará com uma breve introdução de contextualização da obra pelos autores ou convidados. A coleção também apresentará material inédito.

A Coleção Sentimento da Dialética adota software livre, o Open Monograph Press-OMP do Public Knowledge Project-PKP, inciativa de cinco universidades da América do Norte visando a ampliação do movimento pela Ciência Aberta. USP e Unicamp adotam o mesmo software para suas plataformas de livros abertos. 

A ilustração que fornece identidade visual à coleção é a Paisagem Antropofágica I, de Tarsila do Amaral, 1929 - lápis s/ papel, 18,0 X 22,9 cm, pertencente à Coleção Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. A reprodução da obra para compor a identidade visual da coleção foi gentilmente cedida pela família e pelo IEB USP.

projeto gráfico do site e da coleção é de Paula Astiz.

coordenação editorial é de Pedro Fiori Arantes.

O apoio de catalogação técnica é da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Universidade Federal de São Paulo, CRBU Unifesp, Maria Eduarda Puga e Cristiane Shirayama.

A hospedagem e manutenção é da Lepidus.

Colaborações são bem vindas. Caso você disponha de material inédito, como vídeos, fotos, entrevistas, cartazes, programas de curso, ou se disponha a fazer resenhas de livros e vídeos, entre em contato pelo e-mail pedro.arantes@unifesp.br